domingo, 13 de junho de 2010

A didática como ferramenta no treinamento



A didática é muito visada pela sociedade atual como principal ferramenta para garantir melhores resultados e progressos, tanto na área empresarial quanto na educacional. Bons avanços a este respeito trazem grandes resultados por meio de uma aplicabilidade adequada de tal instrumento, na capacitação de profissionais, sejam eles especialistas ou não. A didática se define por meio de estudos de técnicas de ensino em todos os aspectos práticos, sendo possível colaborar para um bom planejamento, favorecendo um meio inovador na aplicação de treinamentos.

Quando falamos em treinamento, a primeira idéia que nos vem à mente são os estudos realizados ao longo de semanas de curso. Mas, para facilitar, podemos compreender por outro ângulo, que não é tão pesaroso assim. A aprendizagem, a qualificação e o conhecimento nos tornam seres humanos livres e reflexivos, e capazes de ter uma visão além de obstáculos muitas vezes colocados por nós mesmos.

Por meio da didática somos conduzidos por pontos norteadores a planejamentos, organização de materiais e idéias, objetivo, metas, flexibilidade e, enfim, obtenção de resultados. Ela nos aponta o caminho que conduz ao desenvolvimento global, seja no ramo empresarial ou no educacional.

O indivíduo, após passar por um processo de aquisição de um determinado conhecimento, jamais terá uma visão de antes, adquirindo novos conhecimentos. E, com certeza, contribuirá para o seu desenvolvimento e, conseqüentemente, um avanço maior da empresa para a qual trabalha. É necessário inovar, motivar e buscar sempre algo novo, diferente, pois é evidente a existência de cobrança do mercado de trabalho, principalmente por profissionais qualificados, treinados e com energia para exercer o seu cargo adequadamente, com serenidade e autonomia.

Treinar não significa tornar o outro adaptado, mas provocá-lo para uma busca ainda maior de sua prática, função ou cargo. Reconstruindo metas, objetivos, motivação e empenho, colocando a favor de si e da empresa na qual ocupa um determinado cargo.

Para chegar a um grande resultado é preciso dar o primeiro passo, estar aberto ao conhecimento, a aprendizagem, pois somente ela poderá nos incluir e destacar a diferença, excluindo o medo e o fracasso de nosso objetivo. Garantir o bom relacionamento, a troca de experiências vale muito quando se trata de capacitação e qualificação, renovando sempre os conhecimentos e as idéias a serem compartilhadas.


CARVALHO, Geisiane Fernandes de. A didática como ferramenta no treinamento Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: dia mes ano.








--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário