terça-feira, 8 de junho de 2010

O pedagogo e as modalidades de Ensino e o Mercado Corporativo




Marcadores: designer instrucional, EAD, mercado de trabalho, pedagogo

Ao conversar com pessoas que estão à parte do mundo de treinamento e da educação andragógica, é comum ouvir a pergunta: “o que um pedagogo faz numa empresa?”. Isso é tão comum que já até me acostumei a responder!



O pedagogo atua em duas modalidades de ensino, presencial e a distância, tanto em ambientes escolares quanto não escolares. Trazendo essa simples realidade para o complexo mundo corporativo, esse profissional tem sido bastante cogitado para cargos de Analista de Treinamento, Analista de Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Didática, Coordenador Pedagógico, Designer Instrucional, Tutor, dentre inúmeros outros.



Em janeiro deste ano, fiz algumas entrevistas de emprego aqui em São Paulo, Capital, para trabalhar em ambas modalidades e percebi que para a área de treinamento presencial há muitos profissionais competentes e especializados, geralmente, em Gestão de Pessoas ou Pedagogia Empresarial.



Além do amplo conhecimento adquirido, os pedagogos também se deparam com profissionais formados em diversos cursos para os cargos da área de treinamento, como administradores, psicólogos e licenciados em letras, em sua maioria. Mas, na área do conhecimento, acredito que os pedagogos têm preferência.



Com tantos profissionais se especializando e adquirindo maior experiência na modalidade de treinamento presencial, a educação a distância carece de profissionais experientes. Com absoluta certeza, já há muitos bons e “conhecedores” profissionais no mercado, porém esta modalidade cresce exponencialmente e os profissionais, ainda, não acompanham este crescimento.



Numa das entrevistas para o cargo de Designer Instrucional, ouvi do coordenador da área: Um Designer Instrucional não fica desempregado, pois há tão poucos no mercado que as empresas fazem ofertas melhores. Eu concordo com a colocação e acrescento que quanto antes o profissional se especializar e adquirir experiência em uma ou mais empresas, melhor! E melhor ainda, eu diria por experiência própria, é trabalhar no ramo de Consultoria, no qual se atende diferentes realidades de diversas corporações, possibilitando uma visão mais global do mercado e estreitando as relações interpessoais, habilidade essencial no treinamento.



Ser designer instrucional, para mim, é a possibilidade de fluir a criatividade em parceria com diversos profissionais (gestores, designers gráficos, ilustradores, programadores, outros designers instrucionais, etc) em prol da facilitação da aprendizagem, utilizando e inovando as metodologias e propondo novos instrumentos pedagógicos para o mundo digital.



E a pergunta que não quer calar: “A EAD nasce para substituir o ensino presencial?”

Acredito que utilizar as duas modalidades de forma integrada e complementar, de acordo com cada particular necessidade, caracteriza-se como uma mudança cultural difícil, mas não impossível de ser alcançada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário